Saque Pasep foi liberado nas agências

Saque Pasep foi liberado nas agências

type=”widget” data-widgettype=”theme-post-content.default”>

Nesta quinta-feira (22), foram liberados os saques dos beneficiários do Pasep, que tenham recurso no Fundo PIS-Pasep, pelo Banco do Brasil. No entanto, essas cotas são para quem trabalhou como servidor público ou militar entre 71 e 88. Portanto, para quem foi do setor privado com carteira assinado, tem cotas do PIS, porém é operacionalizado pela Caixa Econômica Federal.

Para os cotistas do BB ou em outros bancos o saque foi liberado no início desta semana. O valor é pago somente uma vez. Para quem tem direito, assim que é retirado o saldo é zerado. Além disso, atualmente o Fundo PIS-Pasep tem R$ 22,8 bilhões de depósitos. Todavia, antes o pagamento só era permitido para quem tivesse mais de 60 anos. O governo, porém,  liberou o pagamento do fundo para todas as idades. Muitos dos cotistas não retiraram o dinheiro por conta de falecimento, e muitos dos herdeiros não têm conhecimento do benefício. Por muitos beneficiários serem idosos, contribui para esse cenário, pois muitos não estão atentados a esse direito.

Pasep

Os cotistas que tem conta ou poupança no BB já receberam o depósito desde segunda (19/08). Caso for de outro banco pode transferir para o seu, via TED, sem cobrança. Pode ser feita pela internet ou caixas eletrônicos. Não há prazo para os saques. 

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Consulte através do site do Banco do Brasil (http://www.bb.com.br/pasep). Informe seu CPF ou número de inscrição do Pasep, além da sua data de nascimento. O site informará se é participante ou não. Porém, não é informado valor disponível para saque. Quem tiver a conta-corrente do Banco do Brasil pode consultar seu saldo através da internet e nos terminais de autoatendimento. Na conta-corrente acesse as opções: Extratos > Extratos diversos > Agenda financeira. Lá irá aparecer o saldo depositado.

PIS

Os saques do PIS são feitos através de contas na Caixa Econômica Federal, com o cartão do Cidadão e senha nas Lotéricas, Caixa Aqui e terminais de Autoatendimento. Caso o cotista tenha falecido, dependentes podem acessar o recurso apresentando a certidão de dependente do INSS. Desde agosto os cotistas com conta na Caixa ou mais de 60 anos já estão com o saque liberado. Para quem não tem mais de 60 anos, somente a partir de 2 de setembro. Não há prazo final para os saques.