Rio Poupa Tempo RJ – Rio de Janeiro


Rio Poupa Tempo é uma central de atendimento à pessoas físicas e jurídicas que efetua serviços relacionados a retirada de documentos pessoais, como RG, Carteira de Trabalho, de Motorista, entre outros, com grande rapidez para facilitar a vida do cidadão.

Rio Poupa Tempo RJ tornou-se um modelo de atendimento que vem sendo seguido por outros órgãos e empresas governamentais e também pela iniciativa privada.

Considerados um dos serviços públicos mais bem avaliados, o Rio Poupa Tempo agiliza solicitações burocráticas do cidadão, como emissão de Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, CPF, licenciamento de veículos, Atestado de Antecedentes Criminais, Carteira de Trabalho, entre outros.

Agilidade, eficiência e comodidade. Idealizado sobre estes três pilares, o Rio Poupa Tempo tem como objetivo principal facilitar a vida do cidadão carioca. Em operação desde 2009, o órgão reúne aproximadamente 440 serviços em um único local. Ao todo, são 5 unidades em operação no estado.

Com uma ampla oferta de atendimentos centralizada, a população não precisa realizar inúmeros deslocamentos para resolver suas pendências. Os postos oferecem serviços relacionados a documentos, transportes, veículos, trabalho e renda, educação, habitação, utilidade pública, entre outros.

Serviços disponíveis no Rio Poupa Tempo RJ

Quer ver as vantagens que você tem ao utilizar os serviços do Rio Poupa Tempo? Você pode se dirigir a um dos postos para tirar documentos essenciais como Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho, CPF e Carteira Identidade. Se o seu RioCard deu defeito, por exemplo, basta você se dirigir a um dos postos para emitir uma nova via.

E ainda tem mais. No Rio Poupa Tempo você também pode dar entrada no seguro-desemprego, fazer a pré-matrícula do seu filho na rede estadual de ensino, consultar o Imposto de Renda e verificar se há alguma multa de trânsito no seu nome.

Agendamento no Rio Poupatempo RJ

Diariamente, um grande fluxo de pessoas se dirige aos postos do Rio Poupa precisando resolver seus problemas o mais rápido possível. Para conseguir oferecer um serviço ágil e eficiente em todos os sentidos, foi criado o agendamento no Rio Poupa Tempo.

Com este artifício, é possível marcar um dia e um horário mais adequado para chegar à agência. Desta forma, você é atendido com rapidez e não perde tempo enfrentando longas e intermináveis filas.




Você pode ver a relação de serviços que oferecem agendamento no Portal do Rio Poupa Tempo.

Órgãos de serviço no Rio Poupatempo RJ

Ao todo, o Rio Poupa Tempo reúne 40 entidades de serviço público e privado. Veja alguns dos órgãos que compõem a rede de atendimento do Rio Poupa Tempo:

  • CEHAB – Companhia Estadual de Habitação do Rio de Janeiro
  • Correios
  • CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia
  • Defensoria Pública
  • Detran-RJ
  • Instituto Félix Pacheco
  • JUCERJA – Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro
  • Procon RJ
  • Proderj
  • RioPrevidência
  • Secretaria da Fazenda
  • Secretaria de Estado de Educação
  • Secretaria de Estado de Transportes
  • SERASA
  • Subprefeitura da Zona Oeste
  • Prefeitura de São Gonçalo

Unidades do Rio Poupatempo RJ

Rio Poupa Tempo em outras Cidades do RJ

  • Rio Poupa Tempo Baixada Fluminense (São João de Meriti)
    ☎️ (21) 3668-1000
    Endereço: Estrada Municipal de São João de Meriti, 111 – Shopping Grande Rio, 1º Pavimento/Prédio Deck Parking – Baixada Fluminense – CEP: 25586-140
  • Rio Poupa Tempo São Gonçalo
    ☎️ (21) 3125-1250
    Endereço: Avenida São Gonçalo, 100 – Rodovia Niterói Manilha, Km 8,5 – São Gonçalo Shopping – Boa Vista – CEP: 24466-315

 


Como fazer a renovação da CNH

1º Passo – documentos

Abaixo você pode conferir a lista completa de todos os documentos solicitados no momento da renovação da Habilitação:

CNH com foto, emitida no Estado do Rio de Janeiro

  • Documento de identificação original
  • CNH vencida original
  • Comprovante de residência original e cópia
  • Comprovação de endereço de trabalho original e cópia (este documento é opcional e serve para determinar a região do exame)
  • Comprovante do Duda pago original

Só há isenção de taxa da renovação da CNH para idosos maiores de 65 anos.

CNH sem foto ou emitida fora do Estado do Rio de Janeiro

  • Documento de identificação original e cópia
  • CPF original e cópia
  • Comprovante de residência original e cópia
  • Comprovante do Duda pago original
  • Carteira de Habilitação vencida original e cópia

2º passo – Exames e procedimentos

Para renovar a CNH, você também precisa fazer novos exames e, se for necessário, realizar o Curso de Atualização. Veja quais são as exigências:

  • Exame médico
  • Curso de atualização (para quem está com exame de aptidão física e mental vencida há mais de cinco anos)
  • Prova de atualização (para quem tirou a 1ª Habilitação antes de 21 de janeiro de 1998)

Taxas de exames

Vale lembrar que há cobrança para a realização do exame médico. O valor é determinado pela clínica vinculada ao Detran RJ. Além disso, quem tirou a primeira Habilitação antes de 21 de janeiro de 1998 e não realizou a prova de atualização, precisa pagar a Taxa de Reexame.

Gratuitade

A isenção da taxa existe somente para os exames médicos, e apenas para os casos a seguir:

Lista >>> Servidores do DETRAN-RJ, Maiores de 65 anos, Policiais civis e militares, Bombeiros militares, Inspetores de Segurança e administração penitenciária do ERJ, Taxistas, Rodoviários, Caminhoneiros, Idosos de 60 a 64 anos que têm renda mensal de até 2 (dois) salários mínimos, Hipossuficientes (mediante abertura de processo administrativo, vide procedimentos abaixo), Portadores de Necessidades Especiais (examinados, exclusivamente, por médicos do DETRAN-RJ, mediante abertura de processo administrativo, vide procedimentos abaixo).

3º Passo – agendamento

Depois de fazer os exames e reunir todos os documentos necessários para a renovação da CNH, você precisa realizar o agendamento do atendimento. No Rio de Janeiro, apenas o posto do Rio Poupa Tempo Cantagalo oferece os serviços do Detran.

Para fazer o agendamento, é necessário ligar para um dos seguintes telefones:

  • 3460-4040, 3460-4041 ou 3460-404 (na Capital)
  • 0800 020 4040 (no Interior)

4º Passo – Comparecer ao atendimento

Antes de sair de casa para fazer a renovação da Carteira de Habilitação, verifique se todos os documentos estão presentes na pasta ou na bolsa. Os agendamentos são complicados e, por muitas vezes o número de vagas se esgota rapidamente. Então não perca a oportunidade por um descuido. Chegue com antecedência na unidade do Rio Poupa Tempo para evitar maiores problemas. Abaixo estará o endereço exato do posto que oferece os serviços do Detran para a renovação da habilitação.


2ª via da CNH no Rio Poupa Tempo

1º Passo – Documentos

Para fazer a 2ª via da Carteira de Habilitação, você precisa ter alguns documentos em mãos. Eles são necessários para preencher todas as informações que estarão contidas no formulário de solicitação.

Alguns são básicos, como a Carteira de Identidade, e outros são mais complexos de se conseguir, como o comprovante do DUDA pago. Abaixo segue a lista exata de todos os documentos necessários para emitir a segunda via.

⇒ Carteira de Identidade (RG)
⇒ Cadastro de Pessoa Física (CPF)
⇒ Comprovante de Residência (CEP, valendo contas de gás, luz, telefone, etc.)
⇒ Documento Único do Detran de Arrecadação (DUDA) pago.
Para ter o Documento Único do Detran de Arrecadação (DUDA), você precisa pagar o boleto. Caso você teve sua CNH roubada ou extraviada, é possível pedir a isenção dessa taxa. Para isso, você deve se dirigir à Av. Presidente Vargas, 817, entre 8h e 16h, com originais e cópias da identidade e do Registro de Ocorrência. É importante ressaltar que o registro deve conter número do documento roubado ou furtado.

2º Passo – Agendamento do serviço

Por telefone

Depois de reunir todos os documentos para fazer a segunda via da CNH, você precisa marcar o atendimento no Rio Poupa Tempo. Para os serviços de Carteira de Habilitação, apenas a unidade do Poupa Tempo do Cantagalo oferece essa possibilidade.

Para fazer o agendamento, ligue para um dos seguintes números:

  • (21) 3460-4040  //   (21) 3460-4041     //   (21) 3460-4042

Pelo site do Detran – RJ

Além do serviço telefônico, também é possível marcar o atendimento através do site do Detran – RJ. Na página do órgão, você deve clicar em “Agendamento”, e logo em seguida na opção “Habilitação”. Na página seguinte, clique em “2ª via de habilitação”. Em seguida, escolha o modelo de carteira, havendo as opções da antiga e da nova habilitação. Depois disso, algumas informações precisam ser preenchidas, como CPF, número do DUDA pago, e-mail, entre outros. Basta continuar seguindo os passos para o agendamento ser realizado.

3º Passo – Comparecer ao Rio Poupa Tempo

Com todos os documentos em mãos e o agendamento confirmado, dirija-se à Rio Poupa Tempo de Canta Galo. Chegue com alguns minutos de antecedência para evitar eventuais contratempos. Abaixo estará o endereço exato do posto, o único que oferece este serviço do Detran.

Rio Poupa Tempo Cantagalo

Endereço: Rua Barão da Torre – Estação Metrô Ipanema – Saída Teixeira de Melo

 

 


Como tirar 1ª via da identidade ( RG )

1º Passo – Reunindo a documentação

Na emissão da Carteira de Identidade, outros documentos são necessários para que as informações que serão registradas no RG sejam corretas e inquestionáveis. Alguns deles são bem simples de serem apresentados, como a Certidão de Nascimento ou Casamento, já outros requerem maior grau de dificuldade, como a Certidão de Naturalização de estrangeiros.

Abaixo você pode ver a lista de tudo que é preciso para a tirar a Identidade:

⇒ Certidão de Nascimento
⇒ Certidão de Casamento (se necessário)
⇒ Certidão de Naturalização (se necessário)
⇒ Cópia do Diário Oficial da União publicado pela Portaria Original da Certidão de Trâmite Processual, devendo ser adquirida através do próprio portal do Ministério da Justiça (para portugueses com igualdade de direitos e obrigações)

Outros dois documentos não são obrigatórios, mas podem ser registrados no RG se o portador desejar. São eles:  Cadastro de Pessoa Física (CPF) e PIS/PASEP

Importante: Todos os documentos citados acima devem ser levados ao Rio Poupa Tempo, e devem possuir tanto a versão original quanto a cópia.
As fotos são retiradas na própria unidade de atendimento, mas levar um foto 3×4 recente pode ajudar caso as câmeras estejam fora de funcionamento.

2º Passo – Agendamento do atendimento

Para evitar transtornos e filas excessivas, o Rio Poupa Tempo exige que seja feito o agendamento prévio da emissão da Carteira de Identidade. Existem dois modos para marcar o atendimento, confira:

Agendamento por telefone

O primeiro deles é através dos seguintes telefones: (21) 3460-4040 e (21) 3460-4041. Você deve entrar em contato com a Central de Atendimento e informar que deseja tirar a 1ª via da Carteira de Identidade.

Agendamento pelo site do Detran RJ

A segunda maneira de se agendar a emissão da Carteira de Identidade pode ser feita através do site do Detran RJ. Veja como funciona:
Na área de agendamento do portal do Detran, clique em “Identificação Civil”. Uma nova página irá abrir e nela será necessário preencher alguns dados sobre a pessoa que terá de fazer a identidade.

No momento de escolher o posto de atendimento, o preenchimento deve ser feito da seguinte maneira:
⇒ Município: Rio de Janeiro;
⇒ Bairro: Ipanema;
⇒ Posto: Rio Poupa Tempo Cantagalo Rua Teixeira de Melo.

Vale ressaltar que o único posto de atendimento do Poupa Tempo que oferece os serviços do Detran é o Rio Poupa Tempo Cantagalo.

3º Passo – Comparecer à unidade do Poupa Tempo

Antes de sair de casa, confira todos os documentos exigidos para a emissão da Carteira de Identidade. Para evitar problemas e garantir agilidade ao atendimento, chegue ao menos 15 minutos antes do horário agendado. Abaixo você pode conferir o endereço completo da unidade do Poupa Tempo que faz dos Documentos de Identidade:

Rio Poupa Tempo Cantagalo

  • Endereço: Rua Barão da Torre, Estação Metrô Ipanema (saída Teixeira de Melo), Ipanema – CEP: 22411-000
  • Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 17h.

 



Agendamento da Carteira de Trabalho por telefone

A primeira opção é agendar pelo telefone 158. A ligação feita por telefone fixo é gratuita, já a chamada realizada por telefone celular é cobrada de acordo com as taxas da operadora.

Ao entrar em contato com a central de atendimento, você deve informar seus dados pessoais e escolher dia e horário para ser atendido (a).

Documentos para tirar a Carteira de Trabalho

Estes são os documentos que você vai precisar levar no posto do Rio Poupa Tempo para tirar a sua Carteira de Trabalho:

1ª Via

  • Documento de identificação (RG ou CNH)
  • Comprovante de residência com CEP
  • Certidão de Nascimento ou de Casamento para comprovar o estado civil

2ª via

  • Documento de identificação (RG ou CNH)
  • CPF
  • Comprovante de residência com CEP
  • Certidão de Nascimento ou de Casamento para comprovar o estado civil
  • Boletim de ocorrência para casos de perda, roubo, furto ou extravio.
  • Comprovação obrigatória do número da Carteira de Trabalho anterior. Esta comprovação pode ser feita através de um dos documentos a seguir:

– Cópia da ficha de registro de empregado com carimbo do CNPJ da empresa.

– Extrato do PIS/PASEP.

– Extrato do FGTS.

– Requerimento do seguro-desemprego (guia marrom).

– Termo de rescisão do contrato de trabalho, homologado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, ou pelo Ministério Público, ou pela Defensoria Pública, ou pelo Sindicato de classe, ou ainda por um juiz de paz.

 

Como tirar 2ª via da Carteira de Trabalho

Agendamento por telefone

Depois de reunir todos os documentos, você precisa marcar o atendimento em uma unidade do Rio Poupa Tempo. Para isso, é preciso ligar para o telefone 158 e reservar a data da emissão da segunda via da Carteira de Trabalho.

Agendamento online

Se você preferir, também é possível fazer o agendamento online, através do site do Sistema de Atendimento Agendado. Veja como funciona:

No caso do agendamento através do site, é preciso preencher alguns dados iniciais, sendo eles:

  • Estado
  • Município
  • Tipo de Atendimento
  • Código de Segurança

Na área de Tipo de Atendimento é preciso marcar a opção “Emissão da Carteira de Trabalho Brasileiro”.

A página seguinte irá mostrar todos os postos de atendimento para o serviço desejado. Procure agendar com antecedência, pois o número de vagas diárias é limitado.

O último passo que você precisa realizar é comparecer à unidade do Rio Poupa Tempo em que você agendou o atendimento. Lembre-se de levar todos os documentos exigidos para tirar o documento, caso contrário, você não poderá ser atendido (a).